terça-feira, 1 de abril de 2014

Autor do Mês - Matilde Rosa Araújo

Dia 1 de abril!

Dia das mentiras!

Primeiro dia do mês!

Novo autor em destaque!



Matilde Rosa Lopes de Araújo foi escritora e pedagoga nascida em 1921, em Lisboa. Tendo feito os seus estudos liceais com professores particulares, licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa em 1945. Teve ainda uma apurada formação musical, com a frequência do Curso Superior do Conservatório da mesma cidade.
Tendo iniciado a sua vida literária ainda no tempo da frequência universitária, Matilde Rosa Araújo colaborou abundantemente em várias publicações periódicas ao longo das décadas seguintes. O conjunto dos seus livros (de poesia e narrativa) constitui um dos mais significativos trabalhos de sempre da literatura portuguesa para e sobre a infância e a juventude.
Matilde Rosa Araújo recebeu vários prémios de relevo no domínio da literatura para a infância. Em 1980, foi-lhe atribuído o Grande Prémio de Literatura para a Infância da Fundação Calouste Gulbenkian (Em 1991 ganhou, no Brasil, um prémio para o melhor livro estrangeiro, atribuído a O Palhaço Verde pela Associação Paulista de Críticos de Arte.
Em maio de 2004 foi distinguida com o Prémio Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores.

Faleceu a 6 de julho de 2010, aos 89 anos, na sua casa, em Lisboa.


http://www.wook.pt/authors/detail/id/2069


Sem comentários:

Enviar um comentário