terça-feira, 30 de abril de 2013

1 de Maio - Dia do Trabalhador


Amanhã comemoramos mais um feriado – O Dia do Trabalhador.




Para os mais pequeninos, que embora também tenham o “trabalho” de escola, o dia do trabalhador ainda não tem o mesmo significado que tem para os mais crescidos.


O dia do trabalhador comemora-se por todo o mundo embora em Portugal só se tenha começado a comemorar depois da revolução dos cravos, a 25 de Abril de 1974.

A celebração deste dia remonta a século XIX, época em que os trabalhadores eram explorados, trabalhando quase de sol a sol. A 1 de Maio de 1886, muitos trabalhadores de Chicago (EUA) revoltaram-se nas ruas e houve intervenção de forças policiais havendo vários mortos. A partir desse dia os trabalhadores uniram-se para reduzir as horas de trabalho para 8 horas diárias. Dessas manifestações resultaram vários feridos e inclusive presos que foram condenados à forca.

As manifestações continuaram e em 1889 o Congresso Internacional de Paris deliberou o dia 1 de Maio como o Dia do Trabalhador.

Em Portugal, só a partir de Maio de 1996 é que os trabalhadores passaram a cumprir as 8h de trabalho diárias.

Amanhã, a África do Sul, Alemanha, angola, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Guiné Bissau, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moçambique, Polónia, Republica Checa, Roménia, São Tomé e Príncipe, Suécia e nós, vamos celebrar este dia.



Sem comentários:

Enviar um comentário